5 Coisas que aprendi como modelo

1 Rede de contatos

Na minha desesperada luta para ganhar o meu espaço, comecei a ler artigos atrás de artigos, e uma das primícias era “construir a minha própria rede de contatos”, mas não sabia como o fazer, pois já havia me graduado e não tinha outra forma. No meu serviço era praticamente impossível, pois somos “inimigos”, estamos constantemente competindo uns com os outros por trabalho. Foi quando vim a estudar marketing pessoal e a importância de estar em todos os lugares. Comecei participando de seminários/palestras nos assuntos dos quais me interessavam (relacionados ou não no meu ramo).

Ajude sempre que puder

Esse foi bem difícil a entender, pois como mencionei acima, a competição nesse ramo é terrível, e a chance de estar ajudando uma possível concorrente a tomar meu lugar era grande. Mas decidi ajudar mesmo assim, pois descobri que quando as pessoas a sua volta e as pessoas da sua rede de contatos ficam fortes, consequentemente voce fica forte. Ao ajudar as pessoas a crescerem, conseguir serviços e clientes, eles irão querer retornar o favor de certa forma, e além do mais se uma das minhas concorrentes chegar lá primeiro, terão uma melhor posição para me ajudar futuramente. Então aprender a criar laços ajudando aos demais é muito importante.

Entenda que, independente de voces trabalharem na mesma área, sempre haverá espaço para os dois, aprenda a compartilhar o lucro e crescer juntos.

2-Construa sua reputação

A minha imagem é o que me trás trabalhos, e da mesma forma é uma empresa. Clientes e profissionais preferem se relacionar com pessoas de valor. Faça as pessoas te verem como uma empresa valiosa, que ajuda aos outros, que mantém a palavra mesmo que isso signifique que voce venha a perder algo, sempre esteja nos encontros na hora, e se não puder por algum imprevisto, avise o mais rápido possível. Resumindo seja responsável. Se as pessoas não confiarem em voce (e na sua empresa), provavelmente nunca irão te indicar, pois o nome deles também estará em jogo. Aprendi que nem sempre o que te traz dinheiro a curto prazo é a melhor opção. Não se associe com pessoas/empresas “bem sucedidas” que são desonestas.

3- Feedback

De vez em quando ofereça produtos ou serviços gratuitos para seus colaboradores ou até. mesmo pela metade do preço, sim voce terá que tirar um pouco do bolso, mas dessa forma estará fazendo um investimento na melhoria seu produto/serviço, conquistando futuros clientes e também indicações. No inicio da minha carreira trabalhei muito de graça para fotógrafos, comprava as roupas que eles queriam e pagava minha passagem. Não tinha esse dinheiro sobrando, mas via como um investimento, sempre pedia feedback, e tentava melhorar ao máximo, alguns dos fotógrafos que fiz trabalhos, me contrataram futuramente, pois gostaram do meu serviço. Aprenda a ver como oportunidade além do lucro imediato.

4- Expectativa não é realidade

Perdi as contas de quantas sessões de fotos que pensava que seria de um jeito e era totalmente diferente. Quantas vezes sai dos trabalhos com a sensação de ter sido minha pior performance e o resultado foi surpreendentemente maravilhoso, ou até, sair com ar de dever cumprido, e o cliente nem se quer usa o conteúdo.
Na realidade nunca é do jeito que imaginamos que seria ou deveria ser. Algumas vezes melhor. Algumas pior e outras apenas diferente. Não perca seu tempo pensando como serão as coisas, apenas de o seu melhor, e faca a ideia/projeto funcionar de todas as formas possíveis.

5- Grandes oportunidades não batem na porta

A maioria das pessoas acham que depois que começam a fazer trabalhos ou quando uma ideia começa a dar certo, já é um profissional, e ira chover serviços/clientes. Então parabéns pela conquista, mas voce deu apenas o primeiro passo a frente, ainda faltam muitos, não se esqueça disso. As modelos que são “descobertas” geralmente são aquelas que trabalham duro, procuram por oportunidades e não esperam o tal dia chegar.

Compartilhe

Leave a Reply