Alysson Paolinelli é indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021

A tecnologia tem mudado paisagens pelo mundo, tornando lugares áridos em campos verdejantes.

Alysson Paolinelli é um exemplo no Brasil de que é possível a mudança desses cenários, pois ele revolucionou a lavoura tropical sustentável, transformando a agricultura brasileira.

Paolinelli, assumiu a Secretaria da Agricultura de Minas Gerais em 1971, participando da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), onde obteve a colaboração do governo japonês, JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), nessa parceria criaram o Programa de Desenvolvimento do Cerrado, o Proceder.

O Prodecer foi um marco internacional entre o Brasil e o Japão, para a ocupação dos Cerrados, visava à produção de commodities, com alta demanda internacional. O principal instrumento do programa é o crédito supervisionado com linhas de financiamento abrangentes, foram previstos empréstimos fundiários para investimentos, despesas operacionais e assistência ao colono. 

Durante a RIO +20, o programa ¨Proceder¨, foi considerado o maior em agricultura sustentável do mundo. O embaixador do Japão, Kunio Umeda, destacou que é um projeto histórico e um dos de maior escala e sucesso realizados pelo governo japonês. “Os Cerrados eram inférteis e hoje o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de soja e milho do planeta. O Brasil contribui para a segurança alimentar do mundo com essas exportações. Saber que o Japão colaborou para isso me deixa muito feliz”, afirmou Umeda.

Assim, através da cooperação do conhecimento técnico e equipamentos japoneses, a Embrapa conseguiu desenvolver com sucesso a soja, café, milho, algodão, dentre outras culturas no Cerrado brasileiro, se tornando o principal polo agropecuário do país.

Alysson Paolinelli, foi secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes, Ministro da Agricultura, premiado com o ¨The World Food Prize¨, pelo incentivo à agricultura tropical brasileira na evolução da oferta de alimentos no mundo. Atualmente, ele é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e presidente do Instituto Fórum do Futuro. 

E devido a promoção do crescimento econômico sustentado, melhoria social, vida mais saudável e avanços no bem-estar para as populações rural e urbana, Paolinelli é indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021.

Compartilhe

Leave a Reply