Empresário brasileiro recebe certificado de qualidade da BBG em Aichi

Nagoia – O empresário Roberto Martins, da Martins Group, recebeu nesta terça-feira (26) o certificado Sabor Brasil Made in Japan em cerimônia realizada no Consulado do Brasil em Nagoia (Aichi). O certificado é um selo de qualidade concedido pelo Brazilian Business Group (BBG-Ásia). “Eu me sinto honrado em receber este certificado”, disse Roberto.

A Martins Group detém a marca Siamore, que é responsável pelo famoso prato Bradon, que mistura ingredientes do Brasil e Japão, criado em 2008 no centenário da imigração japonesa para o Brasil. O Bradon tem 32 sabores diferentes. Fora isso, a marca Siamore estampa alimentos como temperos, torresminho e outros.

Roberto conta que quando chegou ao Japão, em 1990, até queria se adaptar à culinária japonesa, mas sentiu falta do gosto da comida brasileira. Um dia viu um pé de porco no supermercado e foi adaptando outros ingredientes até preparar uma feijoada. “Não lembro do sabor, mas do sentimento que aquele prato me trazia”, conta.

Roberto já foi dono de pizzaria e hoje é um dos comandantes da Martins Group, que congrega as lojas Bell Mart. Hoje ele também é um grande divulgador da culinária brasileira, graças às palestras que dá para japoneses, especialmente estudantes. Além dele, a BBG- Ásia já certificou as empresas Da Fazenda, de Tochigi, e Mundial Foods, de Shizuoka.

O cônsul Arnaldo Caiche D’Oliveira, que passou a ser um dos presidentes de honra da BBG-Ásia, disse que se sentiu honrado pelo título e resumiu bem o papel do grupo no Japão. “É uma iniciativa de reconhecer os esforços de empresários brasileiros que criam bons produtos no Japão. E este certificado é um selo de qualidade que serve de estímulo a novas iniciativas nesse sentido”, disse.

Participaram da cerimônia o presidente da BBG-Ásia, Hidekichi Hashimoto, o vice Romeu Funatsumaru e o diretor Tetsuro Kobori.

Hashimoto contou que esteve recentemente no Festival do Japão, realizado em São Paulo, para divulgar o que será o Museu da Migração Brasileira no Japão, que ocupará parte do Shopping Brazilian Plaza, em Oizumi (Gunma). “Lá teremos um painel com os produtos feitos pelos empreendedores brasileiros no Japão e teremos um centro de degustação também”, adianta. O museu, segundo ele, deverá estar pronto em dezembro deste ano.

Foto: Antônio Carlos Bordin/Alternativa
Hidekichi Hashimoto, cônsul Arnaldo Caiche e Roberto Martins

Compartilhe

Leave a Reply