Tóquio, Japão – Em comemoração aos seus 8 anos, o Brazilian Business Group Ásia (BBG) organizou um jantar na noite de quarta-feira (19), em Tóquio. Estiveram presentes membros da diretoria, o cônsul-geral do Brasil em Tóquio, Guilherme Patriota, além de dezenas de empresários e empreendedores brasileiros de inúmeras regiões do Japão.
“Nós queremos que o mesmo sucesso que os japoneses encontraram no Brasil, os brasileiros que estão no Japão tenham. Temos orgulho daqueles que trabalham em fábricas, mas também queremos que, no futuro, a fábrica não seja a única alternativa. Insistimos para que os jovens se eduquem, se integrem, aprendam japonês, sigam até a universidade ou ensino técnico e se tornem empreendedores pequenos, médios e grandes, como vocês”, declarou o cônsul-geral de Tóquio.
O BBG é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é unir e fortalecer a comunidade brasileira empresarial no exterior. Além do Japão, o grupo também está presente nos Estados Unidos, onde foi fundado em 2006, e Brasil.
“Vim para trabalhar em fábrica, como muitos de vocês, em Isesaki (Gunma), em 1989. Mas depois de um ano, vi que não era o que eu queria fazer. Fui para Tóquio, conheci japoneses que me deram oportunidade e trabalhei durante 20 anos. Espero que cada um de vocês tenham muito claro o que desejam fazer. E quanto maior o sonho maior a possibilidade. Espero que hoje, nessa reunião, vocês consigam encontrá-lo”, disse o presidente da BBG Asia, Hidekichi Hashimoto.
↑ Piti Trindade, CEO do grupo La Fontaine, e o piloto Igor Fraga
Piti Trindade, CEO do grupo La Fontaine, foi convidada para dar o seu depoimento sobre seus 20 anos de experiência dentro do mercado de moda do Japão. “A gente procura trabalhar com produtos de qualidade e apresentar para o mercado japonês, que é bastante carente de produtos importados bons. Fazemos um trabalho de atender necessidades. Se a gente tem um bom produto e acredita nele, existe muito mercado. Comecei como sacoleira em uma loja pequena e, aos pouquinhos, fui entendendo que o mercado japonês tem uma demanda maior e fui me adaptando à necessidade”, relatou.
O evento também contou com uma homenagem ao piloto de automobilismo Igor Fraga. Nascido no Japão, o brasileiro de 24 anos participou do campeonato de Fórmula 3 de 2020, mesmo ano em que foi campeão do Toyota Racing Series na Nova Zelândia. “Meu pai sempre disse para nunca desistir. Meus pais vieram como decasséguis para o Japão e tiveram um início muito difícil. E graças ao esforço deles tive muitas oportunidades no automobilismo. Tenho muita gratidão por tudo que fizeram e isso me motiva para seguir atrás dos meus objetivos.”
Fotos: Bruno Eizo/Alternativa
Membros da diretoria do BBG Ásia e o cônsul-geral do Brasil em Tóquio, Guilherme Patriota, durante evento na capital japonesa.